Mac Donald´s, você quer um lanchinho ou um brinquedinho?

Mac Donald´s, você quer um lanchinho ou um brinquedinho?

Campanhas para o público infantil, o que pode e o que não pode?
O nosso velho conhecido lanche para todos os dias e hora e que vem com um lindo presentinho, foi multado em mais de 3 milhões, é estou falando do Mac Donald´s, que atire a primeira pedra quem não pentelhou seu pai um dia inteiro para ir a uma das lojas “comer um lanche” !
Eu sou uma que fez isso por várias vezes, no fundo fome era a última coisa que eu sentia, o que eu queria mesmo era o tal do “brinquedinho” que a TV anunciava o tempo todo.
Pois é, mas de acordo com Procon-SP esses comerciais são considerados abusivos pois incitam o público infantil a consumir alimentos não saudáveis pelo uso de personagens e pela venda de lanches acompanhados de brinquedos.
“Muitas vezes, por meio de um ambiente lúdico, as empresas induzem as crianças ao consumo, o que caracteriza uma relação abusiva, pois o público infantil é considerado hipervulnerável”, explica a assessora técnica do Procon-SP.
A decisão da multa foi tomada a partir de parâmetros do código de defesa do consumidor já que não há legislação específica regulamentando a publicidade infantil.
Mas e agora, como determinar se estão certas ou não as campanhas veiculadas pelo Mac Donald´s?
Como atingir esse público infantil sem que leis proíbam as veiculações?
Eu como mãe vejo meu filho sendo influenciado quando assiste a um determinado canal de desenhos infantil me pede compulsivamente os brinquedos anunciados lá.
O que esta certo, o que não está?
Difícil chegar a uma conclusão, acho que acima desses comerciais existe uma família que é capaz de educar seus filhos para ajuda-los a decidir o que faz bem ou não para sua vida.
No caso do Mac Donald´s eles ficaram sem recursos e não poderão recorrer da multa dentro da esfera administrativa, só podem recorrer na justiça, veja neste post o vídeo que gerou todo este problema.

Fica a questão, como vamos fazer campanhas para nossos pequenos consumidores?

Deixe um comentário